Live Support

Cinco cuidados básicos com a saúde que todo homem deve ter

A prevenção é um fator fundamental para manter e melhorar o funcionamento do organismo, portanto, atenção especial deve ser dada aos cuidados de saúde. Embora muitas recomendações sejam as mesmas para ambos os sexos, existem diferenças nos cuidados de saúde masculinos e femininos.

Assim como os homens sofrem de certos tipos de doenças em maior grau do que as mulheres, também há certos estilos de vida saudáveis que os homens podem adotar para que seu corpo funcione adequadamente, a fim de manter uma saúde melhor:

  1.  Uma dieta saudável. Uma dieta equilibrada é um fator fundamental. Diminuir o consumo de sal e aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes, pode favorecer a prevenção de inúmeras patologias, como hipertensão ou doenças cardiovasculares. Por outro lado, para doenças como a gota, a ingestão de gorduras animais em geral é proibida.
  2. Não fumar. Em geral, o tabaco é um produto prejudicial para todo o organismo, mas afeta principalmente doenças como o câncer de pulmão. Segundo a Associação Espanhola Contra o Câncer, os fumantes têm um risco 10 a 20 vezes maior de desenvolver esse tipo de tumor (dependendo do número de cigarros fumados por dia) do que os não-fumantes.
  3. Evite álcool. Como fumar, consumir bebidas alcoólicas também não nos ajuda a permanecer saudáveis. É especialmente prejudicial para a gota porque aumenta o nível de ácido úrico, especialmente cerveja. Com relação às doenças cardiovasculares, o consumo moderado (um copo de vinho por dia) pode ser benéfico para a saúde masculina.
  4. Higiene correta. O aliciamento genital regular, bem como o uso de preservativos durante a relação sexual, contribuem para a prevenção da balanite.
  5. Praticar esportes. A criação de uma rotina de exercício físico regular é um hábito benéfico para prevenir e ajudar no tratamento de qualquer uma das patologias prevalentes em homens: diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, etc.

Embora todas essas práticas possam ajudar a prevenir várias doenças, fatores genéticos também podem ser responsáveis por algumas dessas doenças. Por este motivo, é muito importante fazer revisões e consultar o médico antes de qualquer dúvida ou sintoma, para que este seja responsável por fazer um diagnóstico e aplicar um tratamento, se necessário.

Ninguém está livre de sofrer de qualquer uma dessas doenças, e lembre-se que uma detecção oportuna pode evitar grandes males, então chame seu médico e, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje!

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *