Live Support

Libido masculina: como manter o desejo

libido masculinaA vida sexual dos homens pode se assemelhar às Fábulas de Esopo. À medida que os anos passam e os jovens desaparecem, pode ser que paremos de aspirar a uma vida de coelho e nos tornemos mais como raposas vermelhas, isto é, animais que cuidam de uma estação de reprodução a cada ano. A moral: Mesmo que agora você se sinta como um coelho, não dê à sua vida sexual algo garantido, você ainda pode se tornar uma raposa.

Desejo durável

Esta é uma fábula de aviso, não uma lei da natureza. Pode até haver homens que aceitarão a metáfora encantada se seu desejo sexual tiver diminuído um pouco, mas muitos outros também podem tomar medidas para proteger seus desejos e habilidades sexuais por toda a vida, diz Jim Pfaus, professor de psicologia e neurociência da Universidade do Texas. Concordia University, em Montreal, que estuda a biologia da libido. Com alguma manutenção regular do desejo sexual, “nossa geração poderia continuar fazendo sexo até morrermos”, diz ele. “Isso espero”.

De acordo com David Rowland, especialista em sexo e professor de psicologia na Universidade de Valparaíso, não há razão biológica para que um homem não possa ter uma libido forte em sua festa de aposentadoria ou mesmo quando está em uma casa de repouso. “É um mito que o desejo sexual sempre diminui à medida que os homens envelhecem”, diz ele.

Mesmo assim, o desejo pode desaparecer com o passar dos anos, muitas vezes devido ao peso dos problemas físicos, problemas emocionais e, é claro, problemas nos relacionamentos. Medicamentos, como alguns antidepressivos, também podem causar um curto-circuito no desejo.

Uma maneira de se proteger agora é ter muito sexo seguro e bom. Não só você estará dando a seu parceiro, se você tiver um, um incentivo para ficar ao seu lado, mas você estará construindo uma defesa para sua libido. Sexo freqüente e estimulante prepara o cérebro para querer e experimentar mais sexo no futuro, diz Pfaus.

Benefícios do exercício

O exercício regular que faz o coração bater é outra boa maneira de manter seu desejo sexual ativo. Homens e mulheres acham mais fácil ficar animado depois de um bom treino, diz Pfaus. A longo prazo, o exercício regular ajudará a fortalecer seus pulmões e seu coração, dois órgãos importantes para o sexo.

O exercício pode ser especialmente útil para pessoas que não têm muita resistência ao sexo. Um estudo com 59 homens, publicado no International Journal of Cardiology em 2005, descobriu que o exercício aeróbico regular pode revitalizar a vida sexual de alguns homens com insuficiência cardíaca. (Se você tem doença cardíaca ou outra doença grave, consulte o seu médico antes de iniciar um programa de exercícios).

Barreiras emocionais

Quando um homem começa a perder o desejo, o problema pode ser emocional, não físico. Trabalho insatisfatório, problemas financeiros, a morte de um parente ou outros problemas, podem definitivamente roubar o desejo de um homem. “O estresse é a antítese do sexo”, diz Pfaus. Qualquer coisa que possa aliviar o estresse, não importa se são exercícios de relaxamento ou uma ida ao ginásio, pode ajudar um homem a ter sua mente de volta naqueles assuntos mais agradáveis.

Para as pessoas que são casadas ou estão em um relacionamento, o desejo sexual também reflete a saúde de seu relacionamento, para melhor ou para pior. Problemas de ressentimento ou poder podem matar o desejo. Depois de anos ou décadas juntos, os homens e seus parceiros podem experimentar situações que drenam a emoção do sexo. Alguns homens tentam compensar isso através de aventuras; mas, em muitos casos, eles podem simplesmente precisar de uma mudança na rotina, não uma mudança de parceiro.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *